Qual a origem do sofrimento?
Qual a verdadeira origem da nossa insatisfação pessoal? Por que sofremos? Entenda por que sofremos e o que fazer no texto a seguir.
A palavra Duhkha pode ser definida como a diferença entre as nossas expectativas e aquilo que de fato atingimos. Muitas pessoas traduzem esse termo sânscrito como sofrimento e de fato o é, mas qual a verdadeira origem da nossa insatisfação pessoal? Por que sofremos? No momento em que deixamos de ver a realidade como ela é cometemos o primeiro ´´escorregão´´ em nossa caminhada existencial. Através dos nossos apegos com aquilo que agrada os nossos sentidos e o desprezo / aversão por aquilo que nos desagrada, continuamos ´´rolando escada abaixo´´ e machucando a nós e aos outros. Quanto mais apegado estamos ao resultado de nossas ações, mais longe estamos de obtê-lo. Quanto maior a expectativa, maior a intensidade do sofrimento. Só conseguimos ´´pegar´´ algo quando abrimos a nossa mão. Da mesma forma, entender que tudo é impermanente é o primeiro passo seguro para a nossa estabilidade mental, para deixar que o Universo nos dê de presente tudo o que há de melhor. Entender que, por mais rico ou bem-sucedido que sejamos, todos nós passaremos por momentos de dor e pesar intercalados com felicidade e contentamento. A vida é repleta de dualidade. Estamos constantemente gerando inquietude dentro de nós sempre que insistimos em ver a realidade através do filtro dos nossos desejos e apegos. Repare quanta irritabilidade geramos quando queremos que as coisas sejam apenas do nosso jeito, que apenas nossas opiniões sejam aceitas, ou até mesmo nas ´´intermináveis discussões de facebook´´ ? ou qualquer outra via sectária de discussão e desunião que segrega a Humanidade em diversos grupos dissidentes procurando derrotar o oponente ao invés de buscar a via da cooperação. Quando observamos atentamente o exemplo e o estilo de vida dos grandes mestres e professores, notamos um profundo comprometimento com um propósito e uma missão de vida. Não perdem tempo com fofocas, conversas fúteis, inúteis ou entretenimento vazio. Ao contrário, são pessoas completamente absortas e dedicadas a servir, repletas de amor, descansam pouco e trabalham muito, afinal o trabalho com propósito fornece um caminho preciso em um trilho de realização continuo.
Entretanto o que mais vemos hoje em dia como meta de vida de algumas pessoas é ´´trabalhar pouco e ganhar muito dinheiro´´, ou ainda ´´não vejo a hora de tirar férias premium´´, ´´essa semana vamos emendar o feriado, ainda bem...´´ ou ´´qual a próxima festinha?´´. Eu sei disso porque também já fui assim, mas na busca continua para me aprimorar, acabei encontrando meu propósito de vida, o que me faz descansar trabalhando e encher meu ser de realização. Pessoas com propósito não ficam olhando para o relógio contando as horas para acabar o trabalho, elas simplesmente vivem o trabalho, pois são felizes com o que fazem. Sabedoria é servir sem apego ao resultado, experienciando a realidade momento a momento, alerto, equânime e atento com a percepção e a compreensão da impermanência em cada situação. Conheça os 2 livros que me inspiraram a escrever esse texto:
Se gostou desse texto, pode ser que também goste desse outro onde falo sobre como nos adaptarmos melhor às mudanças.
Dúvidas/sugestões: info@druah.com
Acesse o nosso canal do YouTube: /DRUAH
Contato @dr.sampieri @juliacorreijc
Aviso Legal: Este site reflete a opinião dos autores. Este site não pretende fornecer aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico. As informações apresentadas neste site são para fins educacionais apenas, portanto não se destinam a diagnóstico ou tratamento. É responsabilidade do leitor buscar o devido diagnóstico, tratamento e aconselhamento de um profissional de saúde qualificado.
* Os produtos sugeridos para compra foram criteriosamente selecionados pela equipe DRUAH. Quando você compra por meio de links nesse site, o mesmo pode ganhar comissão sem nenhum custo para você.
Komentarze