top of page

A ´´dieta´´ do aplicativo

Tecnologia disruptiva pode mudar completamente a forma como você se alimenta.

Há mais de 3.000 anos o Ayurveda falava em personalizar o estilo de vida e a alimentação de acordo com a realidade de cada momento (idade, clima, estação do ano, local de moradia e etc.). Hoje me deparei com um Artigo científico da revista Cell que mostrou, de forma inovadora, como a tecnologia pode nos ajudar nesse caminho.

Através de um sensor subcutâneo, esses cientistas monitoraram os níveis de glicose (a cada 5 minutos durante 7 dias) de 800 pessoas de acordo com diferentes tipos de refeições e como isso alterava a microbiota (população de bactérias que vivem em nosso intestino).

Pessoas comendo a mesma refeição apresentaram elevada variabilidade na resposta glicêmica pós-prandial (elevação da glicemia após se alimentar): comer uma banana, por exemplo, gerou um pico glicêmico em algumas pessoas e em outras não. O estudo propôs então uma intervenção alimentar personalizada, sob medida, de forma que se usasse os alimentos que não induziam picos glicêmicos e isso foi acompanhado, obviamente, de alteração na microbiota e do curso das diversas doenças dos participantes.

A resposta glicêmica pós-prandial é um marcador relevante para determinar como algumas doenças irão evoluir (principalmente obesidade, diabetes tipo 1 e 2, e Sindrome dos Ovários Policísticos).

O estudo mostrou que algumas pessoas se beneficiavam de uma dieta com MENOR teor de gordura, enquanto outras, contrariamente, se beneficiaram de uma dieta com MAIOR teor de gordura.

Outro dado interessante foi que ingerir grande quantidade de fibras ao longo do dia influenciava a resposta glicêmica de forma benéfica 24h depois independentemente da pessoa e o tipo de refeição ingerida.

Nutrição personalizada pela predição da resposta glicêmica fez cair por terra (ao menos no meio acadêmico) o conceito de que existe um ingrediente que seja universalmente ´´bom´´ ou ´´ruim´´.

Em breve teremos um dispositivo eletrônico para medir nossa bioquímica e um software ou aplicativo (através de um algoritmo) para dizer o que devemos ou não comer.

Isso irá beneficiar a saúde de muitas pessoas? Certamente! Essa será uma tecnologia disruptiva que irá mudar completamente a forma como as pessoas se alimentam e a relação entre os profissionais de saúde e o público geral.

Será interessante observar como isso tudo vai se desenrolar.

De um lado aqueles que irão usar o aplicativo/ dispositivo para o tratamento de algum desequilíbrio ou doença já existente de forma coadjuvante redirecionando os rumos da alimentação com auxílio da tecnologia e o que ela tem a “oferecer”. De outro estarão aqueles que preferem a decisão consciente daquilo que irão ou não comer, com base na própria experiência de saber o que realmente faz bem e importante para o corpo de acordo com as mudanças do corpo ao logo do processo de crescimento e envelhecimento.

E você, de que lado está?


Em nosso curso On-Line ensinamos você a seguir um estilo de vida que utiliza os conhecimentos antigos do Ayurveda associados ao que há de mais moderno na ciência. Temos aulas e materiais didáticos exclusivos para proporcionar uma experiência incrível no aprendizado. Não perca mais tempo, acesse já e venha para o time DRUAH!

Comments


Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page