top of page

As 6 estações do Ayurveda adaptadas ao Brasil

O Ayurveda possui uma forma muito peculiar de dividir o ano e entender as estações. Muitas pessoas fazem confusão na hora de adaptar esse conhecimento ao Brasil, por isso esse post visa esclarecer essas dúvidas e facilitar seus estudos, bem como sua prática de rotina diária e sazonal.


Começando pelo básico

O Ayurveda subdivide os 12 meses do ano em 6, ou seja, cada estação do ano (segundo esse conhecimento antigo) possui duração média de 2 meses. As estações são chamadas de:

1. Hemanta (inverno);

2. Vasanta (primavera);

3. Grīṣma (verão);

4. Pravṛt (estação que antecede as chuvas/ início das chuvas)

5. Varṣa (estação das chuvas propriamente dita);

6. Śarada (outono).


Outra maneira de dividir o ano é entre os solstícios de verão (Ādāna Kala) e inverno (Visarga Kala). Para fazer uma adaptação correta, precisamos compreender que, pela variação natural do eixo da terra ao longo do ano, quando é solstícios de verão (Ādāna Kala) no Hemisfério Norte, será o Solstício de inverno (Visarga Kala) no Hemisfério Sul e vice-versa.


Além disso, a data precisa desses solstícios pode variar de um ano para o outro, por isso nessa figura utilizada foi considerada a data para esse ano de 2023:


Como surgiu essa adaptação?

Essa adaptação foi baseada no capítulo 8 do chamado Vimanasthana do livro Carak Samhita, sutra 125.






Entenda bem o significado das palavras Ādāna e Visarga.

Antes de fazer a adaptação do ciclo das estações ao Brasil, precisamos interpretar esses 2 conceitos de forma precisa. Isso irá ajudar muito a compreender corretamente a adaptação da rotina sazonal do Ayurveda ao Brasil.


Ādāna

A palavra Ādāna significa literalmente “absorção”, ou seja, é o período em que o Sol está mais próximo da terra. É o momento em que esse astro exerce de forma mais intensa a “absorção da energia" dos seres aqui da Terra. Isso significa que o solo ficará mais seco, as árvores, folhas, galhos, flores, os alimentos e tudo o que estiver na superfície do planeta recebendo os raios solares intensos dessa época do ano se desidratará com maior facilidade.


Ninguém gosta de caminhar ao meio dia em pleno verão, ou melhor, tem gente que gosta, mas ninguém deixa de sentir os efeitos penetrantes e intensos do Sol nessa época do ano.


Observe, por exemplo uma cidade de praia: o comércio local durante o período da tarde é bem tímido, quase não há pessoas na rua. Ao final do fia, quando a temperatura se torna mais agradável, a população se aglomera e o centro da cidade se transforma.


A tradução de Ādāna como “Tirar a energia” dos seres não é algo místico e transcendental. Quer dizer apenas que você ficará mais cansado e desidratado caso se exponha ao sol nesse horário e nessa estação do ano.


Visarga

Já a palavra Visarga quer dizer doar, presentear, liberar, ou seja, será o período do ano em que seremos "liberados" desse efeito "sugador" que o Sol sobre nosso corpo e sobre a Natureza.


Uma vez livres do cansaço causado pela exposição solar intensa, nossa força vai se recuperando aos poucos e passamos a receber maior influência da “energia" Lunar, que é mais suave, serena, doadora, restaurativa.


Durante o período da noite, quando estamos sobre a influência maior da Lua, é o nosso momento de descanso, calmaria, tranquilidade e liberação de nossas atividades laborais (ao menos para a maioria das profissões).


Esse conceito é melhor explicado em um vídeo do nosso plano de assinatura, caso tenha interesse em fazer parte clique no botão abaixo:




Por que a separação do ano em Solstícios é tão importante?

Se há um momento do Ano em que nossa energia corporal está mais forte e outro em que está mais fraca, podemos nos programar para adaptar o nosso estilo de vida e isso.


No período mais frio (próximo ao solstício de Inverno) há maior força física e disposição então sei que posso trabalhar mais, estudar mais e até comer um pouco mais, pois a capacidade digestiva (#Agni) nessa época do ano também está muito melhor.


O Ayurveda também esclarece, entre as recomendações, que nessa época do ano a atividade sexual também pode ser praticada sem a moderação que seria esperada no verão. É uma época do ano que a pessoa poderia, caso quisesse, ter relações diariamente.


Como a capacidade digestiva está melhor, também é a época do ano em que o uso de lácteos e o Buttermilk estão indicados.


Por outro lado, no período que está próximo do Solstício de Verão, a força física e a nossa capacidade digestiva estão no seu ponto mínimo. Por isso, é uma estação que devemos evitar lácteos (principalmente coalhada, buttermilk, queijos gordurosos etc.), atividades extenuantes (incluindo atividade sexual frequênte), evitar bebidas alcoólicas, exposição excessiva ao sol entre outros excessos desnecessários.


Na prática o que acontece no Brasil?

Na prática, as pessoas fazem o contrário: bebem excessivamente e fazem Ceia de Natal e Ano Novo próximo ao Solstício de verão. Uma prática que é totalmente desnecessária, que não passa de uma imitação barata de um costume do Hemisfério Norte (que, talvez não por acaso/ coincidência, ocorre no Solstício de Inverno).


Ou seja, a comilança e bebedeira de final de ano praticada no Brasil é MUITO mais prejudicial do que a praticada no Hemisfério Norte, ao menos do ponto de vista do Ṛtucaryā prescrito pelo Ayurveda.


Conclusão

Uma vez que os conceitos de Solstícios de verão (Ādāna Kala) e inverno (Visarga Kala) foram assimilados, fica claro entender a divisão do ano em 6:


Do Hemanta (inverno), passando pelo Vasanta (primavera) até o Grīṣma (verão) a força física (Bala) e a capacidade digestiva (Agni) diminuem progressivamente.


Do Pravṛt (estação que antecede as chuvas/ início das chuvas), continuando com Varṣa (estação das chuvas propriamente dita); até o Śarada (outono) a força física (Bala) e a capacidade digestiva (Agni) vão progressivamente aumentando.


Falaremos sobre a influência das estações sobre os doshas em uma próxima postagem.


É o seu primeiro contato com o Ayurveda? Conheça esse livro introdutório:


Contato:

YouTube /DRUAH

Comunidade DRUAH de vídeos exclusivos:


コメント


Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page